FAESP lança "Prefeito amigo do agro" para garantir apoio dos candidatos ao desenvolvimento rural

Iniciativa busca compromisso dos candidatos a prefeito com o desenvolvimento sustentável

12/08/2024 às 16:25 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com os sindicatos rurais do estado, lançou o documento "Prefeito Amigo do Agro". Esse projeto reúne uma série de propostas que refletem as necessidades dos pequenos e médios produtores rurais paulistas.

O principal objetivo da iniciativa é sugerir que os candidatos a prefeito nas eleições deste ano integrem essas propostas em suas plataformas de campanha, buscando o compromisso dos futuros prefeitos com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor agropecuário em seus municípios. “Um prefeito comprometido com o futuro de seu município não pode ignorar o potencial transformador do agro”, afirma Tirso Meirelles, presidente da Faesp, no prefácio do documento.

Os presidentes dos sindicatos rurais paulistas, afiliados à Faesp, têm a tarefa de entregar o documento aos candidatos a prefeito em todo o Estado. Ao receber o documento, o candidato é convidado a assinar uma declaração em que reconhece as propostas e se compromete a ser um "prefeito amigo do agro".

Entre as propostas da Faesp estão ações para promover o desenvolvimento rural, envolvendo a estrutura governamental dos municípios com orçamento dedicado e uma equipe técnica especializada, além de melhorar os serviços públicos essenciais e implementar políticas de meio ambiente e sustentabilidade que incluam a regularização ambiental das propriedades rurais.

O documento também sugere que as prefeituras criem mecanismos de apoio ao armazenamento e comercialização dos produtos agrícolas locais, incluindo a normatização de políticas de compras públicas e melhorias na logística por meio da manutenção de estradas e pontes.

Outros temas abordados incluem agroindustrialização, saneamento, segurança pública, energia elétrica e comunicação, imposto territorial rural, inovação e tecnologia. “Essa é uma forma de os candidatos se comprometerem com ações que visem fortalecer a agropecuária em cada município”, conclui Tirso Meirelles.

 

Fonte: FAESP 


Últimas Notícias