De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o Brasil enfrentou um final de semana extremamente gelado, com geadas em várias regiões. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, no sábado, o Sul do país registrou temperaturas muito baixas, e no domingo, a massa de ar polar se intensificou, atingindo também o cerrado de Minas Gerais, onde as temperaturas caíram para menos de 4ºC.
Marco destacou que não havia previsão de que as geadas chegariam a essas áreas de alta altitude no cerrado mineiro. “As geadas estavam mais restritas ao Sul, mas a perda de calor entre sábado e domingo foi tão significativa que resultou em geadas generalizadas e, infelizmente, em perdas de várias culturas”, explicou.
Apesar do frio mais intenso ter sido no Sul, até o momento, não há relatos de perdas significativas nas culturas de inverno, devido ao estágio fenológico em que se encontram. A previsão para terça-feira é de temperaturas ainda mais baixas, com possibilidade de novas geadas.
O alerta agroclimático também indicou temperaturas baixas em regiões como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e sul da Bahia. No entanto, a expectativa é que o frio comece a perder força a partir de quinta-feira, com uma nova frente fria prevista para avançar no Sul do Brasil no próximo final de semana. Isso deve trazer o retorno das chuvas ao Sul, beneficiando o plantio de milho.
“A semana que vem deve ser marcada pelo retorno das chuvas recorrentes no Sul, dando condições para o plantio de milho, já que por enquanto não deve haver uma nova onda de frio tão intensa quanto a atual”, concluiu Marco.
Fonte: Safras & mercado