África se consolida como o segundo maior destino da carne de frango brasileira

Continente africano absorve mais de 17% das exportações, mas receita gerada é proporcionalmente menor em comparação a outros mercados

09/08/2024 às 15:17 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre janeiro e julho de 2024, mais de 17% da carne de frango exportada pelo Brasil teve como destino os países do continente africano, consolidando a região como o segundo maior mercado para o produto brasileiro. No entanto, apesar da posição de destaque, a receita gerada por essas exportações é significativamente menor em comparação com outros mercados.

A Ásia, que lidera as exportações brasileiras de carne de frango, absorve quase dois terços (64,3%) do volume total exportado, gerando 67,5% da receita cambial. Em contrapartida, a África, mesmo representando 17,2% do volume exportado, contribui com menos de 10% da receita total.

O segundo lugar em termos de receita é ocupado pelo mercado europeu, que gerou 12,2% da receita brasileira no período, com importações que correspondem a 8,3% do volume total exportado. Isso se deve à melhor remuneração do produto e/ou à importação de itens com maior valor agregado.

No que diz respeito ao volume, as três Américas superam os europeus, absorvendo quase 10% das exportações brasileiras de carne de frango. No entanto, a receita gerada por esse volume representou 10,8% do total obtido nos primeiros sete meses do ano.

Em conjunto, os continentes da Ásia, África, Europa e América responderam por 99,8% do volume total de carne de frango exportado pelo Brasil, gerando uma receita proporcional. As exportações para a Oceania, por outro lado, representam apenas 0,2% tanto em volume quanto em receita.

 

Fonte: AviSite


Últimas Notícias