Equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para realizar a coleta de informações essenciais para a atualização dos números da safra de café em todo o Brasil. A pesquisa, que ocorre entre os dias 4 e 17 de agosto, será utilizada no 3º Levantamento da Safra de Café 2024, com divulgação prevista para 19 de setembro.
Os técnicos da Conab estão concentrando seus esforços nas principais regiões produtoras do país, com foco em Minas Gerais e Espírito Santo, devido aos grandes volumes produzidos nesses estados. A coleta de dados também ocorre na Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Em estados como Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Paraná, onde a produção de café é menor, a pesquisa será realizada de forma remota.
Este levantamento envolve uma ampla rede de informantes, incluindo agentes públicos, órgãos de estatística, pesquisa e assistência técnica, além de cooperativas, empresas de insumos, comercialização e beneficiamento, e os próprios produtores rurais. O objetivo é garantir que os dados coletados reflitam com precisão a situação da safra de café no Brasil, permitindo ajustes e previsões mais acuradas para o setor.
Fonte: Conab