O estado de Goiás ocupa a quinta posição no ranking nacional da produção de feijão, conforme revela a edição de agosto do Agro em Dados, divulgada nessa quinta-feira (8/8) pela Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O boletim aponta que o estado deve produzir cerca de 276,3 mil toneladas do grão na safra 2023/2024, valor que corresponde a 8,5% do total da produção nacional.
Além do significativo consumo interno do alimento, que se constitui como um dos itens básicos da cesta brasileira, outro destaque do estado são as exportações de feijões secos, que alcançaram 1,1 mil toneladas no acumulado de janeiro a junho, no valor de US$ 1,1 milhão.
Esses e outros dados estão reunidos no Agro em Dados na forma de gráficos, mapas e análises, que traçam um panorama da produção de feijão em Goiás e no Brasil. Conforme reitera o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, essas informações buscam auxiliar na tomada de decisões estratégicas por produtores, empresários e demais interessados.
“Esse informativo é mais uma das iniciativas da Seapa que reforçam o compromisso do Governo de Goiás com as cadeias do agronegócio, buscando garantir o desenvolvimento e o sucesso desse setor que é tão importante para o nosso estado”, declara o secretário.
Informações: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás