Onda de frio ameaça bater recordes de temperatura em capitais brasileiras

Previsão indica quedas históricas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Campo Grande

08/08/2024 às 15:33 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma forte onda de frio está a caminho do Brasil e deve trazer temperaturas extremamente baixas, com potencial para quebrar recordes em várias capitais nos próximos dias. O fenômeno, que já começou a se deslocar pelo país nesta quinta-feira (8), promete atingir em cheio o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande, onde as temperaturas podem atingir valores históricos.

No Rio de Janeiro, o sábado (10) pode registrar a menor máxima do ano, com previsão de 19ºC, enquanto no domingo (11) a mínima pode cair para 12ºC, valores que se aproximam dos recordes já observados em julho. Em São Paulo, o frio intenso promete quebrar o recorde de mínima, com 7ºC previstos para o domingo.

Curitiba e Florianópolis também devem enfrentar frio severo, com possibilidade de novas marcas históricas de temperaturas mínimas. A capital paranaense pode registrar 2ºC, enquanto em Florianópolis a previsão é de 6ºC.

Campo Grande, que já viu temperaturas baixas este ano, também está sob alerta, com previsão de 6ºC para o sábado, o que pode estabelecer um novo recorde para 2024.

Outro fator de destaque será o comportamento das temperaturas noturnas, que devido ao deslocamento lento do sistema, podem se tornar mais baixas em cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste, um fenômeno raro que deve agravar ainda mais o impacto da onda de frio.


Últimas Notícias