Na manhã desta terça-feira (6), em São Paulo, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura oficial do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs). Em seu discurso, Fávaro ressaltou a importância da sanidade animal e dos cuidados adotados pelo Brasil para evitar riscos sanitários. "Manter a nossa régua alta nas questões sanitárias é essencial para garantir recordes de abertura de mercado. Precisamos mostrar nossa eficiência e transparência, como fizemos com a rápida resolução do foco da doença de Newcastle", afirmou o ministro.
Fávaro também destacou o maior Plano Safra da história, com um aumento de 40% em comparação a dois anos atrás, e mencionou a abertura de 167 mercados desde janeiro de 2023, o incentivo aos biocombustíveis e a habilitação de 42 plantas frigoríficas para exportação à China. Ele enfatizou seu compromisso com uma agricultura moderna e conectada ao meio ambiente, desejando deixar um legado de inovação e sustentabilidade no Ministério da Agricultura. A abertura do Siavs contou com a presença de diversas autoridades, incluindo governadores, ministros, deputados, senadores e prefeitos.
No evento, a suinocultura brasileira comemorou um recorde histórico de exportação de carne suína em julho, com mais de 120 mil toneladas exportadas. O setor elogiou a Lei 14.515, de 2022, que instituiu o autocontrole em estabelecimentos produtores de alimentos, e a recente regulamentação para setores de produtos de origem animal e destinados à alimentação animal.
SIAVS 2024
Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Siavs é o maior evento da indústria de proteína animal do Brasil. A edição de 2024 reúne mais de 100 marcas de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes. A feira, com entrada gratuita, segue até 8 de agosto e oferece uma ampla programação de palestras abordando desafios competitivos, qualidade de produção, avanços tecnológicos e outros temas relevantes para o setor.
Fonte: MAPA