A formação de uma área de baixa pressão próxima à costa gaúcha deve manter a condição de chuva na região Sul ao longo desta terça-feira (06). Há previsão de chuva forte sobre o centro-sul gaúcho, principalmente nas áreas de fronteira com o Uruguai.
Ao final do período, o sistema dará origem a uma nova frente fria continental, que deve despencar as temperaturas no final desta semana, com mínimas bem baixas no sul de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e Mato Grosso. O sistema também deve provocar redução das temperaturas em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, caracterizando o fenômeno da friagem.
Na costa leste nordestina, há previsão de pancadas isoladas. Somente na região de Salvador o dia deve ficar com mais nuvens e chuva a qualquer hora, assim como no litoral de Alagoas.
No norte, a chuva cairá alternada com períodos de melhoria entre o Acre, centro-oeste do Amazonas, centro-norte de Roraima, norte do Pará e Amapá. Atenção para a faixa oeste entre o Acre e o estado do Amazonas, onde a chuva pode cair com intensidade moderada em alguns períodos do dia.
Em grande parte do país, o predomínio ainda será de tempo firme, favorecendo as atividades em campo. Entre o sudeste e o centro-oeste, o ar seco deve seguir mais intenso e, junto com as altas temperaturas, favorecerá a formação de novos focos de incêndios.
Fonte: Climatempo