Desempenho de frango, boi e suíno vivos no primeiro semestre de 2024

Valorização conjunta dos preços indica mudança no cenário de mercado

31/07/2024 às 08:46 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os dados preliminares sugerem que o período conhecido como "safra da carne" está ficando para trás. Pela primeira vez no ano, frango, boi e suíno vivos registraram, simultaneamente, variação positiva de preço em julho.

O desempenho mais notável é o do suíno, que desde março deste ano vem apresentando crescimento contínuo. Em julho, o suíno viu uma valorização de 10% em relação ao mês anterior e de mais de 15% em relação a julho de 2023. Apesar disso, o valor médio obtido pelo suíno nos primeiros sete meses de 2024 se mantém estável em comparação ao mesmo período do ano passado, com uma valorização que não chega a 0,2%.

O frango vivo teve um desempenho ligeiramente melhor, com um ganho de pouco mais de 5% em relação ao período de janeiro a julho de 2023. Este índice também reflete a valorização em relação ao mês anterior, fazendo com que o preço médio obtido em julho seja o melhor resultado não apenas do ano, mas dos últimos 18 meses. Isso contrasta com a redução anual de mais de 25% observada um ano atrás, situando a média atual 15% acima da registrada em julho de 2023.

O preço do boi em pé finalmente começa a mostrar sinais de recuperação. Após seis meses consecutivos de queda, julho encerra com uma valorização mensal de cerca de 4%. No entanto, o preço ainda é o mais baixo dos últimos 10 meses e permanece 8,5% inferior ao de julho de 2023. Como resultado, o preço médio deste ano apresenta uma retração de quase 15% em comparação aos mesmos sete meses do ano passado.

Fonte: AviSite


Últimas Notícias