A chuva voltou a se espalhar pelo sul do Brasil devido à formação de uma frente fria que conseguiu romper o padrão de bloqueio atmosférico estabelecido sobre o Brasil Central. A expectativa é que chova até o final de julho, acumulando cerca de 40 mm entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o sul e oeste de Santa Catarina, o que pode paralisar momentaneamente as atividades em campo. No Paraná, a chuva vai se concentrar no sul do estado, com previsão de até 15 mm.
Na região Nordeste, ainda deve chover em áreas da costa, especialmente entre Ilhéus e Salvador, podendo acumular até 40 mm. Essa umidade deve ser positiva para o bom desenvolvimento do milho de terceira safra na região do Sealba.
No extremo norte, a chuva continuará mais intensa na metade norte de Roraima, com volumes de até 40 mm entre o norte do Amazonas e Roraima.
No Brasil Central, o tempo seco ainda deve predominar, beneficiando os trabalhos de colheita do algodão e da cana-de-açúcar, mas prejudicando as culturas em fase de desenvolvimento.
Fonte: Climatempo