Faleceu ontem (25/7) em sua residência ao lado da família por volta das 16h, o pecuarista e médico veterinário, João Alberto Conte. Grande selecionador da raça nelore mocho, João foi cliente do Canal do Boi por 20 anos, e deixou um legado para o agronegócio brasileiro.
Nascido em Veranópolis, RS, no dia 21 de novembro de 1947, o pecuarista se formou em medicina veterinária na faculdade de Pelotas, e chegou à cidade de Juara em 81. João Conte era casado com a senhora Nilce Conte, com quem teve três filhos, João Vicente Neto, já falecido, Luiz Fernando Amado Conte, que seguiu os passos do pai nos negócios, e Thais Conte, que é bioquímica. O pecuarista também tinha 5 netos.
Entre os feitos realizado pelo pecuarista, está a fundação da ACRIVALE – Associação dos Criadores do Vale do Arinos, em 1989. Ele foi o primeiro tesoureiro da associação, ao lado do então presidente e vice-prefeito, Aparecido Pinotti. Posteriormente, João Conte foi eleito presidente, da entidade, voltou outras duas vezes à presidência, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento da pecuária na região.
Em agosto do ano passado, durante a Expogenética, João Conte recebeu homenagem da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, ABCZ, pelos 40 anos de seleção de nelore mocho em sua propriedade, a Fazenda Estrela do Sangue em Juara/MT.
O pecuarista tem marcado para o próximo dia 11 de agosto, o seu tradicional leilão João Conte e Convidados, que em sua vigéssima quarta edição pelo Canal do Boi, tem oferta de touros nelore P.O. e nelore mocho.