Plantio do trigo está quase concluído no Rio Grande do Sul

Condições climáticas favoráveis aceleram semeadura e beneficiam culturas no Estado

25/07/2024 às 17:32 atualizado por Roberta Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul está quase finalizado, atingindo 94% da área prevista, conforme relatório da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (25). Na metade Oeste do Estado, o plantio foi concluído, enquanto a semeadura nas regiões da metade Leste, que estavam em atraso, foi retomada graças à melhoria das condições climáticas. A área total de plantio é de 1.312.488 hectares, com uma produtividade estimada de 3.100 kg/ha.

O Informativo Conjuntural destaca que a redução da nebulosidade e o aumento da luminosidade têm favorecido o desenvolvimento das plantas de trigo, proporcionando um verde mais intenso e uniforme às lavouras, além de melhorar significativamente seu aspecto geral, estimulando o perfilhamento e o crescimento foliar.

Em termos fitossanitários, foram observadas manchas foliares em algumas áreas, levando à implementação de manejo preventivo e curativo com fungicidas. Na Região Noroeste, onde o cultivo do trigo está mais adiantado, estão sendo realizados controles de ervas daninhas, pulgões e lagartas. As temperaturas mais altas favoreceram a aplicação de herbicidas seletivos para o controle de azevém e plantas dicotiledôneas.

Aveia branca, canola e cevada: situação atual

O clima seco e ensolarado tem beneficiado a recuperação das lavouras de aveia branca, com 90% das plantações em desenvolvimento vegetativo, 8% em floração e 2% em enchimento de grãos. A área cultivada é de 365.590 hectares, com produtividade projetada de 2.402 kg/ha.

Para a canola, a melhoria climática, especialmente o aumento das horas de insolação, favoreceu a recuperação das lavouras, agora com 82% em desenvolvimento vegetativo, 15% em floração e 3% em enchimento de grãos. A área projetada é de 134.975 hectares, com produtividade de 1.679 kg/ha.

A semeadura da cevada está em fase de conclusão, com as lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo. A projeção inicial de cultivo é de 34.429 hectares, com produtividade de 3.245 kg/ha. Na região de Erechim, onde se concentra a maior produção do Estado, o plantio foi finalizado, e as lavouras semeadas recentemente estão em emergência. No entanto, o clima úmido e a baixa insolação prejudicaram o desenvolvimento inicial de algumas áreas.

Cultivo de Olerícolas: avanços e desafios

Na região de Bagé, os produtores de alface relatam alta procura nos mercados, com produtos apresentando adequado padrão de comercialização devido à melhoria das condições climáticas. Em São Gabriel, os cultivos em estufas não foram afetados pelas geadas.

Na região de Ijuí, as condições climáticas permitiram a realização de tratos culturais, semeadura e transplantio. Em ambientes protegidos, as plantas estão se recuperando devido à boa luminosidade. A demanda por mudas e sementes segue aquecida.

Na região de Pelotas, a produção de olerícolas mostra leve melhora, com atividades de preparo do solo, semeadura, transplante, tratos culturais e colheita em andamento. As temperaturas mais amenas contribuíram para o desenvolvimento das hortaliças, melhorando a qualidade dos produtos colhidos. A colheita de milho-verde e milho-doce foi finalizada, e há tendência de aumento nos preços de produtos como batata-doce, pimentão e tomate. Em Rio Grande, os agricultores estão retomando lentamente a produção e oferta de produtos, que ainda está impactada pelos eventos climáticos de maio e junho.


Últimas Notícias