As exportações brasileiras de carne angus certificada aumentaram 7,8% no primeiro semestre de 2024. No total, foram comercializadas 1,3 mil toneladas, tendo China, Chile, Holanda e Arábia Saudita como os maiores compradores neste período, além da abertura de novos mercados como Maldivas, Aruba, Senegal, Iraque, Turquemenistão e Geórgia.
Para os produtos certificados embalados a vácuo, a Associação Brasileira de Angus informa que, do total de 16,9 mil toneladas produzidas, 8% foram destinadas ao mercado externo e 92% ficaram no país. “Assim como no exterior, cresce significativamente o interesse e a percepção do consumidor doméstico para essa categoria de carne premium”, considera Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada.
O desempenho da raça Angus também foi positivo. Os abates cresceram 13%, com mais de 226 mil cabeças abatidas. O volume de produção foi de 22,8 mil toneladas de carne angus, entre industrializada e a vácuo, 26% a mais que no período anterior.
Programa Carne Angus Certificada
Coordenado pela Associação Brasileira de Angus, o Programa Carne Angus Certificada vem há 20 anos incentivando os criadores a investirem em melhoramento genético, qualidade, padronização e sustentabilidade, oferecendo aos consumidores um produto diferenciado que atende a altos padrões de excelência. Como resultado, a carne angus é reconhecida mundialmente pela maciez, suculência e sabor marcante, características obtidas através de um rigoroso processo de seleção que prioriza animais com características desejáveis para a produção de carne de qualidade.
O programa opera com abates em 53 frigoríficos, pertencentes a 26 indústrias parceiras. Ao longo destes 20 anos, o programa acumulou mais de 5,8 milhões de animais Angus abatidos, mais de 27 mil produtores participantes em 11 estados brasileiros e 41 países compradores. “O Programa Carne Angus Certificada é um case de sucesso, que valoriza a genética Angus, oferecendo ao mercado uma carne premium certificada, integrando a cadeia produtiva e gerando reconhecimento e valorização para todo o setor”, diz a gerente.