Nesta quarta-feira (24) é Dia do Suinocultor e o setor de suinocultura apresenta perspectivas animadoras. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta que as exportações de carne suína do Brasil (incluindo produtos in natura e processados) ultrapassarão 100 mil toneladas em julho. Até o dia 21 do mês, foram embarcadas 89 mil toneladas, segundo dados do setor.
A ABPA indica que julho deverá consolidar a tendência positiva observada nos embarques de 2024, que registram um aumento de 4,1% em volume comparado aos primeiros seis meses do ano passado.
Ricardo Santin, presidente da ABPA, destaca que a demanda internacional por carne suína está alta, especialmente devido à retração das exportações europeias, que ainda lideram o mercado global. Isso cria oportunidades para o Brasil, que tem se posicionado como um parceiro estratégico.
Parte dessa expectativa se baseia em negociações a serem realizadas durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento contará com a participação de diversas empresas do setor, que exibirão seus produtos em estandes próprios e em pavilhões conjuntos. Traders e clientes internacionais presentes poderão firmar novos contratos para mais de 100 destinos de carne suína brasileira.
Além disso, o SIAVS terá um foco significativo em negociações com empresas de varejo e atacado, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento, o maior do setor no Brasil, também contará com uma série de atrações, incluindo a presença de importantes fornecedores de equipamentos e tecnologias para granjas, e palestras para produtores integrados e independentes. Mais de 2,5 mil produtores, entre suinocultores e avicultores, já confirmaram sua participação.
Santin reforça a importância do suinocultor para o sucesso do setor, destacando que o bom desempenho do mês é resultado do comprometimento dos produtores com a biosseguridade e a qualidade, que têm impulsionado o crescimento contínuo do setor. O SIAVS proporcionará novas oportunidades de negócios e investimentos para este segmento vital.