A sexta-feira (19) começa com tempo firme e baixas temperaturas no Sul do Brasil. Não se descarta o risco de geada nos pontos mais altos da Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, assim como em alguns locais da Serra da Mantiqueira. Durante o dia, o sol aparecerá, favorecendo a elevação das temperaturas.
Alerta para a baixa umidade do ar nas regiões de São Paulo, Minas Gerais, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pará e Rondônia, onde os índices podem ficar abaixo dos 30%.
Como não há previsão de chuva e as temperaturas estão altas, há risco de novos focos de incêndios, especialmente no Pantanal. A região de Corumbá deve registrar temperaturas acima dos 30° nos próximos dias.
As chuvas devem continuar atingindo o leste nordestino, Espírito Santo e Rio de Janeiro, devido à infiltração marítima, algo comum para esta época do ano.
A chuvarada mais intensa continuará concentrada no extremo norte do Brasil, entre o norte do Amazonas e Roraima, com risco de temporais localizados.
Confira a previsão completa no Agroclima, com Débora Oliveira:
*Informações da Climatempo