Nesta quarta-feira (10), a atuação de áreas de instabilidade deve seguir favorecendo a chuva no Centro-Sul do Brasil. No nordeste do Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, a atenção estará voltada para a possibilidade de chuva forte a qualquer hora. Em São Paulo e no centro-sul do Mato Grosso do Sul, o dia será nublado com chuva intermitente, podendo atingir moderada intensidade em alguns períodos. Isso poderá interromper temporariamente as atividades de colheita de café e cana-de-açúcar no oeste paulista.
O padrão climático continuará o mesmo no Nordeste, com chuvas na faixa leste. A área litorânea entre Salvador e Natal deve ter atenção redobrada, pois a chuva pode ser de forte intensidade.
Na faixa norte do Brasil, a chuva deve persistir ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o oeste do Acre, Roraima e também para o norte e leste do Amapá.
O interior do Brasil terá previsão de tempo firme, com predominância de sol. Apenas áreas no norte e noroeste do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso terão um dia mais nublado, mas sem chuva. A umidade relativa do ar ficará baixa no período da tarde, podendo atingir valores abaixo dos 30% no centro-norte de Goiás, nordeste e leste do Mato Grosso, e também no Matopiba (região que engloba partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Com relação as temperaturas, a massa de ar frio de origem polar continuará atuando sobre o Sul do país, mantendo as temperaturas baixas, principalmente ao amanhecer. Há condições para geadas na fronteira oeste e na campanha gaúcha, não descartando a ocorrência de alguma precipitação invernal.
*Com informações da Climatempo