Nesta terça-feira, teremos a formação de uma área de baixa pressão, que vai potencializar o retorno das chuvas para áreas do Brasil Central, especialmente para o Sudeste e o Centro-Oeste. Serão precipitações pontuais no Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e algumas áreas pontuais do Paraná. Essas chuvas devem trazer um certo alívio para as culturas que estão em fase de desenvolvimento e passando por um longo período de estiagem.
A terça-feira começará nublada e chuvosa no leste do Sudeste, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essas instabilidades devem atrapalhar as atividades portuárias de Paranaguá, prejudicando a exportação de milho e soja provenientes da Argentina. O porto de Santos também pode ser impactado.
No estado do Mato Grosso, Goiás, Triângulo Mineiro, Cerrado Goiano, norte de Minas e Espírito Santo, não há nenhum indicativo de chuva. Isso contribui para as colheitas, mas prejudica a situação de estiagem no solo. A boa notícia é que a umidade no Espírito Santo permanece boa para o desenvolvimento do café.
O Norte do país deve seguir com chuva fraca devido à migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em direção ao norte da América do Sul. Ainda teremos precipitações no Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
*Com informaçõe da Climatempo