Incêndios no Pantanal continuam ativos no norte e sudeste de Corumbá

São 92 bombeiros militares em Mato Grosso do Sul atuando no combate as chamas

08/07/2024 às 10:19 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O Governo de Mato Grosso do Sul  divulgou nesta segunda-feira (08/07), o Boletim Diário Operação Pantanal 2024. 

Os incendios no bioma continuam ativos no norte de Corumbá, em Paraguai Mirim, e Sudeste de Corumbá, Nhecolândia (próximo ao Rio Taquari). São 92 bombeiros militares em Mato Grosso do Sul atuando no combate as chamas. No momento 57 estão nas equipes de combate em solo, 4 no Grupamento de Operações Aéreas e 35 no Sistema de Comando de Incidentes.

O reforço conta ainda com policiais militares do governo estadual, integrantes da Força Nacional, da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de 233 brigadistas do IBAMA (se revezam em turnos).

AERONAVES 

A frota empenhada atualmente na Operação Pantanal 2024 conta com 5 aeronaves “Air Tractor”, 7 helicópteros, 1 cargueiro KC390 Millenium, além de 6 caminhões de combate a incêndio, 3 lanchas e 40 caminhonetes (equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual). 

PREVISÃO DO TEMPO

Em relação às condições climáticas, o vento segue predominantemente na direção sul, podendo apresentar fortes rajadas de até 30 km/h, o que requer atenção redobrada por parte das equipes. Há previsão de queda na temperatura para os próximos dias e possibilidade de pequenas precipitações de chuva.

ALERTA 

No momento existem pontos de queima em áreas que já foram queimadas
em dias anteriores, devido à combinação climática desfavorável somada à vegetação presente no local.

São 566 mil hectares de áreas queimadas até 2 de julho. O Pantanal de Mato Grosso do Sul tem 9 milhões de hectares, correspondendo a 65% do total da região pantaneira que ainda se estende ao Mato Grosso, Paraguai e à Bolívia. O bioma passa pela pior estiagem dos últimos 70 anos.

 

Informações  e imagem: Agência de Notícias MS


Últimas Notícias