Nesta terça-feira (2), o tempo firme deve beneficiar o corte e a moagem da cana-de-açúcar, assim como a colheita do milho safrinha no Centro-Sul do Brasil. Ainda há a presença de um bloqueio atmosférico em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, impedindo o avanço das frentes frias. Algumas nebulosidades são esperadas pontualmente para áreas do leste baiano, devido à canalização da umidade do Oceano Atlântico, mas não há indicativos de chuva para a maior parte da região produtora.
No que se refere à temperatura mínima, ainda há risco de geada para as áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas devem ficar entre 6°C e 10°C, mas ao longo do dia essas temperaturas devem aumentar, com máximas entre 18°C e 20°C. No Centro-Oeste e Sudeste, as temperaturas mínimas mais baixas serão sentidas no sul de Minas Gerais, leste paulista e sul de Mato Grosso do Sul, variando entre 9°C e 12°C, mas nada comparado ao final de semana.
No decorrer desta semana, ainda são esperadas algumas nebulosidades pela manhã em áreas mais centralizadas da região Sul, mas ao longo do dia as nuvens vão se dispersando e as temperaturas se elevando gradualmente. A chuva continuará concentrada na faixa norte do Brasil, entre Amazonas, Roraima e Amapá. No Rio Grande do Sul, o tempo deve voltar a ficar mais firme.
Confira a previsão completa no Agroclima:
*Com informações da Climatempo
Foto: Inmet