Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro debate o uso dos drones agrícolas

O tema será abordado na terceira etapa do evento, que acontece em Uberlândia, na próxima terça-feira (18/6)

14/06/2024 às 09:45 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Os drones agrícolas, o seu uso no dia a dia no campo, a regulamentação e fiscalização para o uso seguro da tecnologia serão o tema da terceira etapa do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, que acontece em Uberlândia, na próxima terça-feira (18/6). O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG e da Epamig.

Esta etapa, na região do Triângulo Mineiro, é a terceira de uma série inicial de cinco eventos, que compõem o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, promovido em parceria com diversas instituições, com o objetivo de apresentar tecnologias acessíveis aos produtores rurais, nas suas variadas atividades e escalas de produção. Os eventos são realizados no formato presencial e, para esta terceira etapa, as inscrições já p¹odem ser feitas pela plataforma Sympla, neste link.

Os temas de cada evento foram escolhidos após um amplo levantamento em todas as unidades regionais da Emater-MG e com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais. Nos encontros anteriores, realizados em Uberaba e Passos, já foram abordados o papel da tecnologia na modernização do agronegócio e o uso das inovações tecnológicas na agricultura familiar, respectivamente.

Na avaliação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio César Coimbra, o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro tem uma importância muito grande, na medida em que leva a tecnologia ao conhecimento dos produtores rurais. “A inovação tecnológica veio para ficar. Com a realização desses eventos, a gente espera gerar conectividade do produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, com as startups para encontrar soluções que garantem maior produtividade e facilidade operacional, proporcionando geração de emprego e prosperidade para as regiões”.

Dentro do campo da agricultura de precisão, os drones agrícolas, também conhecidos como veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), estão entre as inovações tecnológicas que mais avançam e passam a ser utilizadas nos sistemas de produção agropecuária. Os equipamentos desempenham diversas funções cruciais, desde o mapeamento topográfico, até a identificação e o controle de áreas com falhas de plantio, identificação de plantas daninhas, controle de pragas e doenças e auxílio na irrigação das lavouras, dentre outras atividades que podem ser exercidas pelos equipamentos. Diante do crescimento de seu uso, é fundamental difundir o conhecimento sobre o potencial dessa tecnologia e os cuidados necessários para o uso seguro e eficiente dos instrumentos.

A terceira etapa do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o agro é realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA), da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Agrotap), do Ecossistema de Inovação Uberhub, da prefeitura municipal e do Sindicato Rural de Uberlândia.

 

Informações e imagem: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Últimas Notícias