Clima favorece início da colheita dos citros na Fronteira Oeste gaúcha

Há boas perspectivas de produtividade e comercialização, principalmente Maçambará e São Borja

12/06/2024 às 15:47 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em Bagé, a colheita de citros segue nos campos. Há boas perspectivas de produtividade e comercialização, principalmente na Fronteira Oeste (Maçambará, São Borja). Em São Gabriel, os produtores colhem as variedades Okitsu e do Céu. Em Alegrete, laranja, bergamota e limão estão em fase de frutificação e em início de colheita. Os produtores realizam os tratamentos fitossanitários, principalmente contra mosca-das-frutas.

A região de Erechim, continua os trabalhos com a colheita de citros. A produção total de laranja deverá ser 30% menor que em anos normais. Em Soledade, a volta do sol favoreceu a maturação de citros e proporciona melhor qualidade aos frutos de bergamota em colheita. A temperatura mais amena promoveu a redução da pressão de mosca-das-frutas.

Em Ijuí, há redução da queda dos citros, mas aumentam os casos de frutos com podridão, causada pelo excesso de umidade e falta de luminosidade. As frutas cítricas apresentam baixa acidez e menor grau Brix.

Em Santa Maria e em Cachoeira do Sul, aumentam os casos de queda de frutos de citros devido ao excesso de precipitações desde o final de abril. Em Santa Rosa, foi realizado o manejo e o desenvolvimento das frutíferas, permitindo a realização das roçadas e pulverizações com bioinsumos para prevenção de doenças e pragas. Os citros estão em plena colheita.

Fonte: Agroclima


Últimas Notícias