Ao longo dos próximos dias ainda devemos seguir com este padrão de estiagem no Brasil. O Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba vão seguir secos e com temperaturas mais elevadas do que de costume. Além disso, temos a atuação de um bloqueio atmosférico que inibe a formação de nuvens carregadas no Brasil Central, que deve atuar pelo menos até o dia 20 de junho.
A costa leste do Nordeste, deve continuar a receber umidade por conta da infiltração marítima, que acaba por favorecer a formação de nuvens carregadas no litoral norte da Bahia, Sergipe e Alagoas, a chuva pode cair a qualquer momento, colaborando com o milho terceira safra e o feijão.
O Rio Grande do Sul está com 70, 80% da umidade disponível no solo. É um bom padrão hídrico, porém, o estado começou a ter agora essa absorção da água, depois de tanta chuva, ou seja, esse cenário de solo encharcado ainda deve ser mantido.
A partir do dia 16, principalmente, essas pancadas devem voltar ao estado gaúcho, mas não são esperados volumes tão elevados que nem dos últimos dois eventos. Só que mais uma vez é aquele alerta, porque a chuva vai chegar em um solo que já está muito encharcado, podendo trazer novos problemas para a região.
*Com informações da Climatempo