.jpg)
As cotações da soja caíram no encerramento de maio, devolvendo parte dos ganhos registrados ao longo do mês.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão esteve atrelada à maior oferta da oleaginosa na América do Sul e ao bom ritmo de cultivo nos Estados Unidos.
Apesar da queda na produção brasileira nesta temporada, a reta final da colheita e os preços atrativos têm levado vendedores a aumentarem a disponibilidade de soja no spot nacional.
No Hemisfério Norte, agentes estão otimistas com a safra 2024/25. Apesar das recentes baixas, levantamentos do Cepea apontam que os valores médios de maio continuaram como os maiores do ano, tanto para o Indicador ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá como para o Indicador CEPEA/ESALQ – Paraná, em termos reais (IGP-DI, de abril/24).
Informações: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada