Nesta quinta-feira (23), o tempo será marcado por condições climáticas severas em várias regiões do Brasil. O dia começará com chuva intensa em todo o território gaúcho. Tempestades com volumes acumulados expressivos são esperadas, o que pode causar problemas significativos. Há um alerta de perigo para Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Santa Rosa e Santa Maria, com previsão de chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
No oeste catarinense e paranaense, temporais são esperados. Em Foz do Iguaçu, a chuva pode começar pela manhã, enquanto nas demais regiões, principalmente a partir da tarde.
Curitiba e a maior parte do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, sul do Espírito Santo, Goiás e Matopiba terão um dia de sol predominante. No entanto, em Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva isoladas ocorrerão, com volumes acumulados expressivos no sudoeste do estado, ajudando na reposição hídrica do solo e beneficiando o milho segunda safra.
Com a chegada de uma frente fria, haverá uma queda significativa na temperatura, proporcionando um alívio do calor intenso dos últimos dias. Esta mudança pode beneficiar alguns cultivos, mas também pode prejudicar outros, como a piscicultura. Em dias mais frios, a alimentação dos peixes deve ser controlada ou até mesmo suspensa, pois as baixas temperaturas afetam o apetite desses animais.
*Com informações da Climatempo