.png)
O setor agrícola global enfrenta os desafios impostos pelas mudanças climáticas, que têm afetado significativamente a produção de café nos últimos anos. O aumento da temperatura, a escassez de água e a ocorrência de eventos climáticos extremos são alguns dos fatores que prejudicam as lavouras.
Para lidar com esses desafios, especialistas destacam a importância da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. O engenheiro agrônomo Dr. Aldir Alves Teixeira, Diretor Geral da Experimental Agrícola/illycaffè, junto com sua equipe de técnicos brasileiros, ressalta que cultivar variedades mais resilientes, utilizar adubos e corretivos de solo de forma equilibrada e consciente, investir em captação e armazenamento de água, bem como em irrigação, são estratégias fundamentais.
O monitoramento efetivo de pragas e doenças, juntamente com ações pontuais de controle e o aumento do uso de produtos biológicos e fertilizantes orgânicos, contribuem para aumentar a resiliência das lavouras de café diante das mudanças climáticas.
As condições climáticas variam de uma região para outra, o que demanda medidas específicas para enfrentar os desafios locais. Em regiões com excesso de chuvas, é recomendado realizar práticas como a subsolagem, melhoria das propriedades do solo com matéria orgânica e investimento em arborização para proteção contra erosão.
Em áreas com escassez de chuvas, o plantio de variedades resistentes, o uso eficiente da irrigação e a adoção de técnicas de conservação de água são fundamentais.
A implementação de estratégias adaptativas e sustentáveis se mostra essencial para garantir a continuidade e a qualidade da produção de café, mesmo diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Informações e imagem: Portal do Agronegócio