Na segunda semana de maio, a Aprosoja/MS concluiu o acompanhamento do ciclo de desenvolvimento e colheita da soja para a safra de 2023/2024, além de finalizar o monitoramento do plantio do milho referente à segunda safra do ano agrícola de 2023/2024.
A área do milho 2ª safra 2023/2024 demonstra expectativa de ser 5,4% menor em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo 2,218 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 86,3 sc/ha, gerando a expectativa de produção de 11,485 milhões de toneladas.
Com base em uma amostra significativa obtida de uma área de 690 mil hectares dedicada à soja, observou-se uma queda na produtividade para a safra de 2023/2024. A produtividade estimada é de 50,5 sacas por hectare, representando uma diminuição de 19,12%. Esta redução na produtividade resulta em uma previsão de produção total de 12,923 milhões de toneladas, o que indica uma queda de 13,89% em relação ao ciclo anterior. No entanto, a estimativa da área plantada, fixada em 4,265 milhões de hectares, permanece constante.
Durante esse período, foram estabelecidos contatos com empresas de assistência técnica, produtores rurais, sindicatos rurais e empresas privadas nos principais municípios produtores de soja e milho em Mato Grosso do Sul. As informações principais coletadas referem-se às condições das lavouras, estádios fenológicos, produtividade, produção, área, aspectos climáticos, colheita e plantio, além de informações econômicas relevantes.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE NAS LAVOURAS
A metodologia de produtividade do projeto SIGA/MS baseia-se na coleta de dados de campo, na qual os técnicos avaliam todos os parâmetros de forma amostral. São avaliados a média de plantas por linha, a média de sementes por planta, as perdas e o peso de mil grãos, com ajustes feitos com base na umidade deste, que influencia diretamente na produtividade por hectare.
A produtividade informada pelo produtor sobre a área total é sempre levada em consideração de forma definitiva. Embora a avaliação amostral não possa abranger toda a propriedade, esses dados são valiosos e considerados para o levantamento, proporcionando certeza sobre o que é feito nas áreas produtoras de grãos em Mato Grosso do Sul.
Posteriormente, os dados de produtividade são ponderados levando-se em consideração a área plantada de cada propriedade. Cada uma destas representam um percentual da produção do município.
A área plantada de cada município contribui para a produtividade total de Mato Grosso do Sul.
Também é realizado um mapeamento detalhado da cobertura do solo no estado para identificar a extensão das principais culturas. O levantamento inclui o registro das coordenadas geográficas e é executado pela equipe técnica, que cobre extensas áreas percorrendo milhares de quilômetros e registrando pontos de GPS.
Após este levantamento, as informações são corroboradas com imagens de satélite para finalizar o trabalho de sensoriamento, resultando na determinação da área plantada estadual.
No entanto, a APROSOJA/MS, buscando fornecer informações preliminares do campo, iniciou neste ciclo, durante o período de produtividade, o levantamento com base em informações fornecidas por lideranças regionais, produtores, sindicatos e representantes de instituições privadas.