Neste sábado (11), a chuva continuará persistente sobre o Rio Grande do Sul, com pancadas que podem começar já pela manhã e se prolongar até a noite. Prevê-se volumes acumulados bastante elevados, principalmente na Região Metropolitana, áreas centrais, fronteira oeste, noroeste e região da serra. Entre 200 a 300 milímetros podem ser registrados em um solo já muito encharcado.
Para as demais regiões do Brasil, como Centro-Oeste, Sudeste e também o Matopiba, ainda devem seguir secas, devido ao padrão de bloqueio atmosférico inibindo a formação de nuvens carregadas. Com isso, o calorão vai continuar pelo menos até o dia 14 de maio, prejudicando o desenvolvimento do milho segunda safra.
A partir do dia 15 de maio, a chuva deve avançar para Santa Catarina, Paraná e o leste paulista. Os volumes ainda não serão expressivos, mas será um alívio após dias de muita seca e calor. Neste período, também podemos observar uma redução expressiva da chuva no estado gaúcho, possibilitando uma importante janela de tempo firme.
*Com informações da Climatempo