Neste domingo (5), ainda teremos tempo firme sobre quase todo o Centro-Oeste, Sudeste, Paraná e boa parte de Santa Catarina. Isso significa muito sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas durante a tarde, proporcionando condições ideais para o avanço das atividades de campo, especialmente a colheita da soja, milho, feijão, cana-de-açúcar e café.
No Rio Grande do Sul, os ventos úmidos vindos do Paraguai ainda vão contribuir para a formação de nuvens carregadas. As pancadas devem ser mais intensas pela manhã e perder intensidade ao longo da tarde.
No Norte do Brasil, ainda se espera chuva mais volumosa sobre o interior do Amazonas, Roraima, áreas do Amapá e costa leste do Nordeste, com destaque para Salvador, onde o volume acumulado será mais elevado. Contudo, toda a costa leste deverá receber chuva.
Em termos agrícolas, os prejuízos relacionados à chuva devem persistir no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, Centro-Oeste e Sudeste poderão avançar com os trabalhos de campo. O milho segunda safra pode ser prejudicado pelo calor intenso. É importante manter a atenção para a hidratação animal, que ainda será necessária devido ao ar muito seco, especialmente entre São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
*Com informações da Climatempo