Colheita de feijão no Paraná segue complicada

Os Feijões são avaliados principalmente pela aparência, e qualquer defeito pode desvalorizar o seu conteúdo nutricional

30/04/2024 às 09:31 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

A plantação de feijões na região Sul do Brasil está com problemas. As condições meteorológicas representam um risco constante para os agricultores. Além disso, os feijões são avaliados pela aparência, e qualquer defeito pode desvalorizar o seu conteúdo nutricional, que está presente abaixo da “pele” do grão.

O mercado não valoriza plenamente o conteúdo nutricional dos feijões, resultando em variações de preços significativas. Dados do Ibrape mostramq ue produtores chegam a receber valores entre R$ 100 e R$ 200 por saca de feijão. No entanto, a quantidade de descarte é incalculável, e a indústria de rações não consegue absorver toda essa matéria-prima proteica.

Mesmo os grãos manchados, brotados ou quebrados podem ser transformados em produtos. A colheita no Paraná segue acontecendo de forma errática devido às pancadas de chuva esparsas. Segundo a previsão do Climatempo, os próximos 15 dias continuarão com chuvas nas regiões produtoras. Em Pato Branco, neste mês, choveu 151 milímetros, o que representa 119% da média histórica.

 

Informações: Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses


Últimas Notícias