O estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, o extremo sul de Goiás e o sudeste de Mato Grosso foram as regiões com menos indice de umidade do Brasil na segunda-feira, 22 de abril. Entre as capitais, São Paulo foi a mais seca com umidade do ar de até 28% no meio da tarde, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Costa Rica (MS) e em Jataí (GO), o nível de umidade no ar chegou aos 22%, em Barretos (SP), aos 23%, em Alto Araguaia (MT), a umidade do ar baixou para 26% e em São Sebastião do Paraíso (MG), aos 27%.
Uma massa de ar seco atua sobre o grande parte do interior do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Nos próximos dias, esta massa de ar seco se intensifica, e até pelo menos o próximo sábado, este sistema vai inibir a ocorrência de chuva na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
O mapa mostra as áreas onde devem ocorrer os menores índices de umidade no ar nesta terça-feira, 24 de abril de 2024. Nas áreas em amarelo, a situação é de atenção para níveis de umidade do ar entre 21% e 30%. Junto com São Paulo, o MS deve ser um dos locais mais secos do Brasil nesta terça-feira.
Mesmo que a chuva não cause problemas, a população deve ficar atenta com a baixa umidade no ar, que afeta a saúde e aumenta o desconforto nas pessoas com problemas respiratórios.
Informações e mapa: Climatempo