Agricultores atingidos pela seca começam a colher feijão de sementes doadas pelo Governo de Minas Gerais

Ação contemplou 12 mil famílias das regiões Norte, Noroeste, Central e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce

17/04/2024 às 17:07 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começam a ser colhidos nas próximas semanas os feijões plantados com as sementes doadas pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), para agricultores familiares dos municípios atingidos pela forte estiagem ocorrida em 2023. 

A ação emergencial do Governo de Minas beneficiou mais de 12 mil famílias de agricultores familiares. Ao todo, 254 municípios foram contemplados nas regiões Norte, Noroeste, Central e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. 

A estimativa é que, na primeira safra, sejam colhidas cerca de 720 toneladas de feijão.

As entregas das sementes ocorreram em janeiro e os pacotes foram doados para as prefeituras. 

Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, a empresa optou por sementes de feijão por ser um alimento muito presente na alimentação dos mineiros e ter um ciclo curto da cultura, que do plantio a colheita leva aproximadamente 75 dias.

“Cada 10 quilos de sementes pode produzir cerca de 600 quilos de feijão, na primeira safra. Este feijão poderá ser replantado e gerar um círculo virtuoso, não só garantindo a segurança alimentar, mas também a geração de renda, com a venda do produto colhido”, diz.

A orientação dos técnicos da Emater-MG para os agricultores foi que as sementes de feijão distribuídas fossem plantados em fevereiro ou março, aproveitando o período chuvoso. 

Fonte: Agência Minas


Últimas Notícias