Laboratório da Iagro obtém credenciamento para mais dois diagnósticos relacionados a suínos no MS

Tempo de ação diminuirá frente aos casos suspeitos destas enfermidades

17/04/2024 às 14:39 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

O LADDAN conquistou neste mês de abril aprovação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) da extensão do escopo para mais dois diagnósticos: síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS) e peste suína africana (PSA), ambos pela técnica de ELISA (Ensaio imunoabsorvente ligado à enzima). Portanto, já estão disponíveis à população.

O laboratório já possui o credenciamento para os ensaios de anemia infecciosa equina (pelas técnicas de IDGA e ELISA), mormo (ELISA), peste suína clássica (ELISA) e doença de Aujeszky (ELISA).

Esse é um reconhecimento formal da competência que a Iagro /LADDAN possui para realização dos ensaios laboratoriais avaliados, seguindo padrões nacionalmente exigidos, conforme norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Importância do Reconhecimento para a Sanidade

Com o credenciamento do LADDAN para mais esses dois diagnósticos, o tempo de ação diminuirá frente aos casos suspeitos destas enfermidades, uma vez que as amostras serão processadas em nosso Estado, reduzindo o tempo de espera na granja até a chegada dos resultados finais. A rápida detecção de uma eventual introdução destas enfermidades é essencial para o sucesso das ações de resposta a emergências, o controle e erradicação do foco, com objetivo de recuperação rápida da condição sanitária.

Além disso o Programa Nacional de Sanidade Suídea da Iagro conseguirá atender as demandas estabelecidas pelo Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, tendo autonomia para realização dos exames das amostras colhidas no estado (monitoramentos), como também sendo uma opção para atendimento às demandas de outras regiões do Brasil.

Fonte: Iagro


Últimas Notícias