Lula vem a MS e embarca carga bovina para China: 'vão ter muitos chineses comendo nossa carne'

Nos últimos 15 meses, o Brasil abriu 105 novos mercados em 50 países

12/04/2024 às 16:53 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta sexta-feira (12/04), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visitaram, em Mato Grosso do Sul, uma das plantas frigoríficas recém-habilitadas para exportação de carne brasileira para a China e, também, acompanharam o primeiro embarque do produto para o país asiático.

O estabelecimento faz parte dos 38 que foram habilitados pelo mercado chinês no último dia 12 de março, o maior número de autorizações concedidas de uma só vez na história. Com o anúncio, o número de empresas habilitadas no Brasil aumentou de 106 para 144, proporcionando uma grande ampliação das oportunidades de comércio bilateral.

A cerimônia contou também entre outras autoridades, da participação do governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Lula visitou a planta frigorífica em Campo Grande, acompanhado de acionistas da JBS. De forma simbólica, o presidente realizou o “primeiro envio” de carne brasileira para China a partir do frigorífico visitado. Em Mato Grosso do Sul, 7 unidades frigoríficas, de quatro empresas, receberam a habilitação para exportação.

Nos últimos 15 meses, o Brasil abriu 105 novos mercados em 50 países. Lula afirmou que o Brasil tem capacidade para exportar, produzir com qualidade e mercado para consumir. “Temos que vender e também comprar. É assim a política internacional. Por isso as coisas têm dado certo”.

Durante a cerimônia, o representante global da JBS, Gilberto Tomazoni, anunciou que vai investir para dobrar a produção e empregos na unidade, que fica na BR-060, saída para Sidrolândia. Em Mato Grosso do Sul, o frigorífico conta com 17,3 mil colaboradores diretos.

Novas plantas frigoríficas habilitadas em MS
A China é o principal parceiro comercial para proteína animal do Brasil, além de ser líder como destino das exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango.

As empresas autorizadas em Mato Grosso do Sul são as seguintes:

JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos;
Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos;
JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
JBS S/A, de Campo Grande (MS) - abatedouro de bovinos;
Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos;
Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos.

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Mato Grosso do Sul possui 4 milhões de cabeças de gado certificadas para abate.

Fonte: Assessoria


Últimas Notícias