Viabilidade da citricultura em Mato Grosso do Sul é apresentada durante a Expogrande

O encontro é aberto ao público neste sábado, dia 13, às 10h, no auditório da Acrissul

11/04/2024 às 09:04 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

A Expogrande 2024 é palco de debate para o investimento e crescimento da citricultura em Mato Grosso do Sul. A viabilidade econômica e de produção será apresentada por dois especialistas do setor. O encontro é aberto ao público neste sábado, dia 13 de abril, às 10h, no auditório da Acrissul.
 
O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e domina o cenário global, com uma participação de 75% do mercado internacional. De acordo com dados do Fundecitrus, apresentados neste último dia 10 de abril, o encerramento da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste Mineiro, contou com uma safra de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg, 2,22% inferior ao colhido na safra passada. 

Um dos principais motivos para as quedas sucessivas na produção nacional é o agravamento do greening, considerada a doença dos citros de maior impacto no mundo pela dificuldade de controle, rápida disseminação e por ser altamente destrutiva, com concentração de pomares contaminados no Estado de São Paulo.
 
Mato Grosso do Sul ganha forte competitividade e tem ampliado sua importância e ajudado na diversificação da produção agrícola estadual. Atualmente há no Estado 2 mil hectares de plantio de limão, laranja e tangerina, com projeção de ampliar em mais 1,8 mil hectares, considerando as áreas de cultivo nas unidades de produção, que são cadastradas na Iagro.
 
A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Roberto Aparecido Salva, com experiência no setor através de multinacionais como a Basf e Dreyfus, na Fundecitrus, proprietário da Citros Salva e Cutrale, entre outros. O também agrônomo Rubens Stamato Júnior, consultor de agronegócios em instituições como Fundo Paulista de Defesa da Citricultura, Cargill Agrícola, com experiência em implementação de projetos nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e China.

 

Informações: Assessoria 


Últimas Notícias