Chuva diminui o ritmo da colheita da soja no RS

Foram observadas plantas ainda com vigor vegetativo ao término do ciclo, o que indica bom desempenho da cultura ao longo de seu desenvolvimento

09/04/2024 às 08:47 atualizado por João Pedro Flores - SBA | Siga-nos no Google News
:

No Rio Grande do Sul, a soja está no estágio final do ciclo produtivo. A colheita alcança 20% da área cultivada. Cerca de 51% das lavouras encontram-se em processo de maturação, e as restantes estão predominantemente na fase final de enchimento de grãos. De acordo com o último boletim da Emater-Ascar-RS os grãos entram em processo de redução do teor de umidade, sendo esperado o ponto adequado para a colheita e algumas hastes vegetativas mantêm a coloração verde. Foram observadas plantas ainda com vigor vegetativo ao término do ciclo, o que indica bom desempenho da cultura ao longo de seu desenvolvimento, sugerindo perspectiva positiva em relação à produtividade.

Essa condição requer uma redução na velocidade das operações de colheita para garantir a eficiência do processo. Em termos de produtividade, os resultados são variáveis. Porém, há aumento perceptível nos rendimentos das áreas colhidas, durante o período, em comparação aos anteriores, o que evidencia maior potencial de rendimento nas lavouras semeadas entre o final de novembro e o início de dezembro e nas de ciclos menos precoces. A produtividade estadual projetada é de 3.329 kg/ha.

Em Passo Fundo, a cultura está distribuída nas seguintes fases fenológicas: 30% em fase de maduro por colher, 45% em maturação fisiológica e 25% colhidos.

Em Pelotas, as produtividades apresentam ampla variação devido às diferentes épocas de semeadura, aos ciclos de desenvolvimento e aos danos causados pela ferrugem asiática. Em termos gerais, as produtividades estão oscilando entre 2.400 e 3.300 kg/ha e as melhores estão próximas a 4.000 kg/ha. Até o momento, 10% das lavouras foram colhidas, e predomina a fase de enchimento de grãos, que representam 59% dos cultivos.

Em Santa Maria, a maioria das lavouras está concluindo o ciclo, e 65% estão em fase de maturação. Permanecem 15% em fase de enchimento de grãos, e 20% foram colhidas. A produtividade média alcançada situa-se em 3.300 kg/ha, ligeiramente acima do inicialmente esperado.

Tendência do tempo no Rio Grande do Sul

A formação de uma nova frente fria vai provocar mudanças em estados do centro-sul do país no final desta segunda semana de abril. O sistema avança da Argentina no decorrer desta terça-feira (09) e à noite, se aproxima do sul do Rio Grande do Sul. 

Fonte: Agroclima


Últimas Notícias