Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul acontece nos dias 1° e 2 de abril

Será discutido ações de produção sustentável e seus impactos sociais, contribuição do turismo para a ação climática e meta de Carbono Neutro

27/03/2024 às 11:25 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O Governo do Estado, nos dias 1º e dois de abril, realiza o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul. O evento é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e acontecerá no auditório do Sebrae/MS. O tema do fórum é “Por um MS Verde, o tempo é agora”.

A abertura oficial, na segunda-feira (1/4), será às 9 horas e contará com a participação do pesquisador Daniel Vargas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), que abordará a urgência da transição climática e a transformação do verde.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é um grande ambiente que congrega a discussão de toda a política pública ambiental do Estado com ampla participação da sociedade, de todos os segmentos, setor produtivo, academia, instituições de pesquisa, comunidades tradicionais do nosso Estado”.

No período da tarde de segunda-feira (1/4), o evento se concentrará em dois painéis temáticos. No primeiro, intitulado “Agenda climática: missões e mitigação”, especialistas como Renato Roscoe, Jeconias Júnior e Mônica de Los Rios discutirão sobre a adesão dos municípios à agenda climática, estratégias estaduais de Redd+ jurisdicional, e o papel do setor produtivo nesse contexto.

O segundo painel, “Conectando os três pilares da sustentabilidade na prática”, trará reflexões sobre ações de restauração como indutoras de desenvolvimento, produção sustentável e seus impactos sociais, e a contribuição do turismo para a ação climática, além do Programa MS Carbono Neutro 2030.

No dia dois de abril, o fórum oferecerá oficinas práticas, voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.

 

Informações: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação


Últimas Notícias