Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de fortes chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas

21/03/2024 às 12:33 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil irão registrar tempestades e chuvas fortes entre esta quinta-feira (21/3) e sexta-feira (22/3), de acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com destaque ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A última madrugada foi marcada com uma tempestade que atingiu o estado do Rio Grande do Sul e deixou estragos. Na quarta-feira (20/3) ventos fortes e granizo também foram registrados na Argentina.

Segundo do Inmet, nesta quinta-feira (21/3) até às 12h chance de grande perigo para tempestade em todo o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Previsão de chuvas maiores que 100mm/dia, ventos superiores a 100hm/h e queda de granizo. Há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. 

Para o sul, oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul há aviso de tempestade até às 4h de sexta-feira (22/3). Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

Há também risco de temporal nesta quinta-feira para o estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas, Palmas e Maranhão. Nesses locais, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos  de 60 a 100 km/h.

O Rio de Janeiro e municípios de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo mais próximos do estado fluminense têm alerta para temporal entre a sexta-feira (22/3) e as 10h do domingo (24/3). Pode ocorrer chuva superior a 60m/h ou maior do que 100mm/dia e ventos superiores a 100 mm/dia. Riscos de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário estão previstos.

O Inmet instrui que os moradores dessas áreas desliguem aparelhos e quadro de energia; em caso de enxurrada ou similar, coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos; em caso de  de situação de grande perigo confirmada, procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (disque 199) e Corpo de Bombeiros (disque 193).

 

Informações: Instituto Nacional de Meteorologia 

   


Últimas Notícias