O outono começou hoje (20/03) no Brasil, às 00h06 e mudanças no clima são esperadas devido uma grande frente fria que chegou na região sul, quebrando a forte e alta pressão atmosférica que gerou ondas de calor nos últimos dias.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, este sistema entra no Rio Grande do Sul à noite. A previsão é de muita nebulosidade e chuva na região oeste, campanha e sul do estado, com alerta para tempestades (temporais + chuva volumosa). Para a faixa dos vales, metropolitana, serrana norte e Missões, o sol aparece ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Alerta para temporais nessas regiões ao longo do dia.
Destaque para calor acentuado ao longo do dia. As rajadas de vento sopram com intensidade ao longo do dia. Na faixa oeste, campanha e sul, onde as rajadas variam entre 51 e 70 km/h e para a faixa central e norte do estado, onde as rajadas variam entre 40 e 50 km/h.
Essa chuva será benéfica para a manutenção da umidade no solo para o desenvolvimento das lavouras do milho segunda-safra. O Paraná, que vem enfrentando maior déficit hídrico e estresse térmico, as chuvas não serão tão volumosas e homogêneas, mas devem trazer um alívio para o calorão e deve ajudar a aumentar um pouco a umidade nas lavouras.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, são esperadas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais.
A nebulosidade aumenta no nordeste do Mato Grosso e norte de Goiás, onde pode chover a qualquer hora do dia. No sudoeste do Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece firme.
Região nordeste segue com tempo firme em quase toda, podendo haver chuvas rápidas ao longo do dia.
No norte, chove em Tocantins e parte do Pará, mas o tempo firme prevalece no resto do estado.
Informações: Climatempo