Altas temperaturas deixam em alerta produtores nesta quinta-feira

Condição deve deixar o solo um pouco seco em grande parte do centro-sul

14/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

O cenário climático não deve mudar muito nesta quinta-feira (14). Ainda teremos a atuação de uma área de alta pressão e uma massa de ar seco no centro-sul do país. As duas acabam por inibir a formação das nuvens de chuva e potencializar os efeitos da onda de calor. Assim, a maior parte do norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, áreas de São Paulo, metade sul de Mato Grosso do Sul, todo o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais terão sol, pouca nebulosidade e muito calor durante a tarde, com temperaturas acima da média para esta época do ano.

Por outro lado, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, na região da Campanha e também no sul do estado, são esperadas pancadas de chuva, principalmente à tarde.

No entanto, aquela chuva mais volumosa ainda deve atingir apenas o sertão nordestino, a costa norte e leste do Nordeste. Nessas localidades, espera-se muita nebulosidade desde cedo, com possibilidade de chuva a qualquer momento. Além disso, áreas do norte do Amazonas, interior goiano e Distrito Federal podem registrar chuvas acompanhadas de rajadas de vento e temporais.

Em resumo, o principal destaque continua sendo a onda de calor e os cuidados necessários com o ar seco. As altas temperaturas podem deixar o solo um pouco seco em grande parte do centro-sul, enquanto a reposição hídrica do solo em áreas do Nordeste pode até suspender as atividades no campo no Maranhão e no Piauí.

 

 

Imagens: Elaine Silva

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias