Tempo firme e onda de calor prejudicam lavouras no Centro-Sul

Umidade do ar deve ficar abaixo dos 30% na região

13/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quarta-feira (13), ainda podemos esperar tempo firme em boa parte do centro-sul do Brasil. As áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, metade sul de São Paulo, sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e também boa parte do oeste de Mato Grosso do Sul e o sul do estado devem ter essa grande área de alta pressão, a massa de ar seco predominando e, com isso, previsão de pouca nebulosidade e temperaturas muito elevadas no período da tarde. Isso contribui para as atividades em campo, seja colheita do feijão, do arroz, seja o plantio do milho segunda safra.

Outro alerta é que no oeste do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, assim como as áreas do estado sul-mato-grossense, devem ter atenção à umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30%.

Na metade norte do Brasil, ainda tem previsão de chuva, apenas a região mais central da Bahia é que também deve ter tempo firme. O que varia são as intensidades. Nesta quarta, o volume acumulado em áreas do Distrito Federal, norte de Goiás e noroeste mineiro deve ser um pouco mais expressivo, assim como a região do sertão nordestino, onde o alerta é de temporais.

De maneira geral, o principal destaque agrícola são os avanços nos trabalhos em campo, especialmente no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Já nas áreas do Matopiba pode haver uma reposição hídrica no solo, especialmente no oeste da Bahia e sul do Tocantins.

Confira esse e outros destaques no Agroclima:

 

 

 

 

Imagem: Pixabay

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias