Dia da mulher começa com temporais no Sul do país

Chuvarada pode vir acompanhada por rajadas de vento e queda de granizo

08/03/2024 às 00:00 atualizado por Débora Oliveira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta sexta-feira (08), a chuva vem com força sobre o Sul do Brasil, devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Com isso, há previsão de maiores volumes de chuva entre a metade norte do Rio Grande do Sul, o leste de Santa Catarina e o interior paranaense. Essa chuva pode vir acompanhada por rajadas de vento e queda de granizo, representando um potencial para transtornos, especialmente entre a metade norte gaúcha e Santa Catarina. Os volumes de precipitação podem ser maiores, até ultrapassando 70 milímetros em algumas localidades, e o risco para temporais é maior. Será uma chuva importante para a manutenção da umidade no solo, especialmente para as lavouras de milho segunda safra em desenvolvimento.

No Sudeste, ainda haverá chuva entre São Paulo, o sul, zona da mata, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, mas a intensidade diminuirá um pouco em relação aos últimos dias. Esses episódios ainda podem trazer transtornos porque o solo continua muito encharcado, mas a intensidade da chuva deve reduzir em relação aos últimos dias, pois as instabilidades diminuem um pouco.

No Centro-Oeste, a sexta-feira será marcada por tempo instável, mas as pancadas de chuva devem ocorrer de forma isolada. São aquelas chuvas mais rápidas, alternadas com períodos de melhoria, que ocorrem preferencialmente no final do dia, depois de um tempo bastante abafado.

Finalizando com o Centro-Norte, continua a previsão de muita chuva, principalmente entre o norte do Tocantins, nordeste do Pará e no Maranhão. Agora, as demais áreas terão uma redução de intensidade da chuva, ou seja, teremos mais janelas de tempo aberto, especialmente no sul do Piauí, metade sul do Tocantins e interior baiano.

 

 

Imagem: Freepik

*Com informações da Climatempo


Últimas Notícias