Uma frente fria associada a um ciclone favorecerá a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, resultando em chuvas fortes neste domingo (3). Essas chuvas serão especialmente importantes para repor a água disponível no solo, principalmente nas áreas do noroeste gaúcho, onde as pancadas podem começar pela manhã e se prolongar até a noite.
Além disso, outra frente fria próxima à costa da Bahia contribuirá para a formação de nuvens carregadas no sul baiano, resultando em chuvas intensas, ventanias e descargas elétricas. Isso afetará as áreas produtoras de cacau em Ilhéus ao longo do dia, assim como boa parte do Matopiba, onde também se espera um alto volume acumulado ao longo do dia.
Resumindo, o domingo deve ser bastante chuvoso em grande parte do Brasil, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas do interior de Minas Gerais, que terão mais sol do que chuva. No entanto, mesmo no norte de Minas, por exemplo, região de Governador Valadares e Montes Claros, haverá muita nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões do país, há chance de chuva, embora de forma mais passageira.
Veja a previsão completa no Agroclima:
Imagens: Pixabay
*Com informações da Climatempo