Na terça-feira (27), a chuva retornará com intensidade ao Sul do país, afetando especialmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, devido a uma área de baixa pressão que está contribuindo para a formação de nuvens carregadas. Isso resultará em um volume significativo de chuva, especialmente pela manhã, nas regiões de Bagé, Rio Grande e Uruguaiana. Essa chuva será benéfica para repor a água disponível no solo, beneficiando os cultivos de verão, embora possa interromper temporariamente a colheita.
Por outro lado, uma área de alta pressão sobre Minas Gerais inibirá a formação de nuvens carregadas no Triângulo Mineiro e em todo o estado de Goiás. Áreas do norte de Minas Gerais e sul do estado ainda podem ter chuvas passageiras, enquanto o norte fluminense e sul do Espírito Santo permanecerão sem chuva. Em São Paulo, a previsão é de um dia clássico de verão, com sol na maior parte da região e aumento na nebulosidade, com pancadas de chuva durante a tarde.
Em Campo Grande e na maior parte de Mato Grosso do Sul, assim como em boa parte de Mato Grosso, o dia começará com sol pela manhã, mas chuvas estão previstas para o fim do dia.
Na região Norte, as pancadas de chuva devem ser mais persistentes e volumosas, especialmente entre Manaus, algumas áreas do oeste do Pará e sul de Roraima.
Quanto ao interior da Bahia, espera-se chuva irregular e passageira, principalmente pela manhã. De maneira geral, esta semana já não será mais tão chuvosa na região.
Imagem: Gilson Abreu
*Com informações da Climatempo