Brasil vai exportar bovinos vivos para abate e engorda ao Omã

Delegação brasileira recebeu a confirmação da aprovação sanitária após reunião presencial no país

22/02/2024 às 14:29 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Mapa

 

Um novo mercado para a pecuária brasileira foi aberto nesta quinta-feira (22/02). A delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que está em missão junto ao governo de Omã recebeu a confirmação da abertura para a exportação de bovinos vivos para abate e engorda ao país do Oriente do Médio.

 

A confirmação da aprovação sanitária e a consequente autorização para importação foram dadas após uma reunião entre o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e o subsecretário do Ministério da Agricultura de Omã, além de membros do governo omanense. A delegação brasileira presente no país inclui também o secretário-adjunto da SCRI, Julio Ramos, e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.

 

Em 2023, o Brasil exportou ao mundo US$ 488 milhões em bovinos vivos, num total de 23 países. No ano passado, o agro brasileiro exportou cerca de US$ 330 milhões para Omã, um aumento de 70% em comparação com 2022. As carnes foram o produto de maior destaque, representando 55% do total exportado, com a carne de frango correspondendo a 97% desse segmento.

 

“Este novo mercado soma-se aos outros 14 abertos neste ano, totalizando 93 desde o início do ano passado. A pedido do ministro Carlos Fávaro seguimos com nossa missão no Oriente Médio visitando alguns países com o objetivo de ampliar o comércio agrícola brasileiro, abrir novos mercados, obter aprovações para plantas pelo sistema de pré-listagem (eliminando a necessidade de auditorias locais) e negociar a importação de fertilizantes nitrogenados”, destacou o secretário Roberto Perosa.

 

Os resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores.


Informações: Mapa

 


Últimas Notícias