Missão da Malásia visita produções de maçã e uva do Rio Grande do Sul

Representantes puderam tirar dúvidas sobre os critérios de certificação e rastreabilidade das frutas

21/02/2024 às 09:11 atualizado por Karine Pegoraro - SBA | Siga-nos no Google News
:
Reunião da Seapi com missão da Malásia, em Vacaria - Foto: Divulgação/Seapi

 

Nesta segunda e terça-feira (19 e 20/02), representantes da Malásia estiveram no Rio Grande do Sul visitando a estação de Vacaria da Embrapa Uva e Vinho e empresas produtoras de maçã do município. Vacaria é o maior produtor de maçã do estado, seguido por Bom Jesus e Muitos Capões.

Na visita, eles puderam conhecer o processo de documentação, fiscalização da produção e a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFOC), emitidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As certificações são os documentos que atestam a condição fitossanitária de partida das plantas ou produtos vegetais, de acordo com a norma de sanidade vegetal estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Atualmente, existem 3122 unidades de maçã habilitadas e 500 unidades de consolidação de maçã habilitadas.  

"No encontro, foram sanadas dúvidas sobre os critérios de certificação e rastreabilidade dos produtos vegetais, sob supervisão do Mapa. Os representantes da missão ficaram muito interessados neste assunto,  bem como se mostraram satisfeitos com os protocolos de fitossanidade necessários para certificação exigidos pela Secretaria na cadeia da maçã", destaca o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti.

O Rio Grande do Sul é o maior exportador de maçã do país, com 83% do volume exportado para 39 países, sendo Bangladesh, Índia e Irlanda os principais destinos. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os maiores produtores, responsáveis por 97% da produção brasileira da fruta. Os dados são da Revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2023.

A missão da Malásia segue para outros estados nesta quarta-feira (21/02) e fica no Brasil até o final do mês.

Informações: Ascom Seapi


Últimas Notícias