Safra de laranja 2023/24 o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve atingir 307,22 milhões de caixas

Números foram divulgados hoje pelo Fundecitrus

09/02/2024 às 17:46 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com mais de de 95% da produção colhida, o Fundecitrus divulgou hoje a 3ª reestimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, mantendo a projeção anterior, de dezembro do ano passado, de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg – uma redução de 0,7% milhões de caixas em relação à projeção inicial de maio de 2023.

 

A colheita das variedades precoces já encerrou, com um aumento de 2,27 milhões de caixas, graças às chuvas abundantes no primeiro semestre de 2023. As projeções para as variedades de meia-estação e tardias ainda indicam uma queda de 4,39 milhões de caixas.

 

A atual reestimativa não teve alteração devido às condições climáticas desfavoráveis que persistiram nos dois meses seguintes à última revisão, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas elevadas.

 

Outros fatores que influenciaram a diminuição da safra incluem a incidência de greening que continua crescendo nas propriedades do cinturão citrícola e o ritmo mais acelerado da colheita nesta temporada, reduzindo o tempo disponível para o desenvolvimento dos frutos.

 

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, a interação desses fatores resultou em frutos de tamanhos menores do que o esperado nas variedades de meia-estação e tardias, o que culminou na redução da produção dessas variedades. “Embora tenha prejudicado o crescimento das laranjas, o ritmo mais acelerado de colheita ajudou a reduzir a perda de frutos causada por queda prematura e atenuou a redução da produção”, afirma.

 

As atualizações da taxa de queda prematura e dos tamanhos dos frutos nos diferentes setores, nesta revisão, não foram suficientes para afetar o número geral da safra devido à pequena variação observada e à compensação entre eles, com o aumento em alguns fatores e redução em outros.

 

A Pesquisa de Estimativa de Safra é realizada pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, FEARP/USP e FCAV/Unesp.

 

Fonte: Fundecitrus


Últimas Notícias