Associação questiona o MAPA sobre custos da importação da tilápia do Vietnã

Peixe BR ainda levou em consideração os riscos sanitários

17/01/2024 às 08:56 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e a cadeia da produção de peixes de cultivo como um todo estão preocupados com um lote de tilápia importado do Vietnã que chegou ao Brasil em dezembro de 2023. 

O presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, questiona a importação, considerando o desenvolvimento e a importância econômica e social da cadeia da produção de tilápia no Brasil. “ A importação em si causa muita estranheza, já que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, cultiva a espécie segundo os mais rígidos critérios de boas práticas – incluindo alimentação balanceada e controle sanitário. A tilápia brasileira prima pela qualidade e é, sem dúvida, uma das melhores do mundo. E a oferta interna cresce ano após ano”,  enfatiza Medeiros.

O presidente da associação ainda complementa dizendo que “não temos informações se o lote passou por todas as análises de riscos sanitários, de maneira a garantir sua segurança para consumo. Da mesma forma, não conhecemos o processo de criação e de processamento da tilápia no Vietnã, o que também consideramos preocupante”, ressalta Medeiros. “Também temos muitas dúvidas sobre o custo da importação, tendo em vista que os valores pagos são inferiores ao custo de produção no Brasil. Isso é dumping”. 

A Peixe BR está em contato permanente com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério do Trabalho e do Emprego para saber se foram realizadas todas as análises de risco sanitário necessárias e entender os motivos da importação.

Com informações da Peixe BR

Foto: Divulgação/CNA


Últimas Notícias