O Brasil registrou saldo positivo de 130.097 vagas de emprego em novembro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A informação foi divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O acumulado nos 11 primeiros meses do ano chegou a 1.914.647 postos de trabalho formais.
A expansão do mercado formal de trabalho foi puxada pelos setores de serviços e comércio. O primeiro teve saldo positivo de 92.620 vagas, enquanto o segundo de 88.706.
Por outro lado, a agropecuária demitiu 21.017 trabalhadores a mais do que contratou. Para o MTE, o tombo se deve a problemas com a safra de cana de açúcar e, também, com a quebra de safra da soja observada no Centro-Oeste.
A retração do emprego também se observou na construção civil e na indústria, que registraram saldo negativo de 17.300 e 12.911 empregos, respectivamente. Para a pasta, trata-se apenas de um impacto sazonal.
No acumulado do ano, a pasta destaca que há saldo positivo de postos de trabalho nos cinco grandes grupamentos econômicos (serviços, comércio, agropecuária, construção civil e indústria) e nas 26 estados e Distrito Federal.
Com informações do Brasil 61
Foto capa: Pixabay