.jpg)
Instabilidades devem atuar em diferentes regiões do país neste sábado (16). A umidade do ar continua elevada no Sul do país e áreas de baixa pressão atmosférica provocam nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. O tempo firme predomina no Paraná e em boa parte de Santa Catarina.
Um sistema de alta pressão atmosférica atua no Sudeste e diminui a umidade e as expectativas de chuvas, essa codição provoca temperaturas elevadas. Boa parte da região fica com o tempo firme e estável.
O calor também se destaca no Centro-Oeste, o predomínio é de sol durante o dia e com o ar seco. Pancadas podem ocorrer em Mato Grosso mesmo com as temperaturas elevadas durante o dia.
Um vórtice ciclônico atua no Nordeste em altos níveis e deixa o ar ainda mais seco, A possibilidade de chuva são baixas, mas no Piauí e no Maranhão podem ocorrer pancadas com baixos acumulados.
O ar quente e úmido predomina no Norte e possibilita a formação de nuvens carregadas. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) aumenta a ocorrência de chuvas no Amapá, no Acre e em Rondônia. Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região.
Com informações do Instituto Nacional de Metereologia
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
Foto capa: Pixabay