Vacinação contra aftosa será suspensa em mais sete estados a partir de 2024

Portaria será publicada em breve no Diário Oficial da União 

13/12/2023 às 09:06 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A vacinação contra a febre aftosa será suspensa em mais sete estados a partir de abril de 2024, anunciou o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). A decisão foi discutida na última reunião da Equipe Gestora Nacional (EGN), coordenada pelo Mapa, com a participação de atores interessados na gestão do Programa.

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Os estados que serão contemplados são Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe e pertencem aos blocos II, III e IV do PE-PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa). A Portaria com a confirmação será publicada em breve no Diário Oficial da União e deve ainda definir que a última etapa será antecipada de maio para abril de 2024.

A medida dá continuidade ao avanço do Plano Estratégico que tem como objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

Com informações e foto do Mapa


Últimas Notícias